Preservação da fertilidade em pacientes com câncer

Os avanços tecnológicos dos últimos anos, na área da oncologia, têm proporcionado aos pacientes tratamentos que revolucionaram a esperança de uma vida melhor. Jovens que tinham muitas vezes um futuro desenganado podem agora olhar com esperanças concretas a cura de sua doença. Entre¬tanto, esta evolução nem sempre tem evitado o prejuízo da saúde re¬produtiva causado pelas cirurgias, quimioterapias ou radioterapias, comuns a estes pacientes.

As novas técnicas de preservação da fertilidade explicadas neste li¬vro (congelamento de oócitos, fragmentos de ovário e fragmentos de testículo) e outras utilizadas há mais tempo (criopreservação de sê-men e embrião), associadas às técnicas de fertilização assistida, abrem a perspectiva para que o desejo de ter filhos após o término do trata¬mento não se torne uma frustração e sim uma realidade viável.

Acredito que este livro, “ONCOFERTILIDADE na prática médica – A preservação da fertilidade em pacientes com câncer”, poderá ser bastante útil para pacientes, pais e médicos que além de utilizarem as técnicas modernas do presente na sua especialidade, deslumbram o futuro cada vez melhor para seus pacientes.